terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Tendências para o futuro

Ontem a noite cinco dos mais renomados investidores de venture capital do mundo se reuniram em San Jose no Churchill Club of Silicon Valley para apresentarem suas visões sobre o futuro.
Steve Jurvetson, Vinod Khosla, Josh Kopelman, Roger McNamee e Joe Schoendorf debateram

quais são as grandes tendências tecnológicas.
A discussão ficou bastante concentrada no mundo mobile, nas informações implicitas na web e nas grandes questões de energia e água.

Segundo o Vinod Khosla, fundador da Khosla Ventures o celular se tornará mesmo o computador pessoal da maioria das pessoas. Com projetor embutido, autenticação, cartão de crédito no chip, identidade, passaporte e carteira de motorista, tudo no seu celular. Se você perde o aparelho os dados estão todos na rede, é só pegar um aparelho novo.

A tendência apontada pelo Josh Kopelman sobre o uso das informações que já estão implicitas na web, como por exemplo as buscas que você faz, as suas preferências em vários sites e suas transações financeiras sendo usadas para criar serviços mais inteligentes e relevantes para voçê, foi a mais aceita pela platéia presente de aproximadamente 300 pessoas. 95% concordaram com ele.

Outra tendência com grande aceitação (90%) foi também apontada pelo Khosla, e apesar de não ser nenhuma novidade, vale o registro que o carvão e os outros combustíveis fósseis encontrarão cada vez mais dificuldade para competir no mercado de energia com as energias limpas, solares ou derivadas de vegetais não comestíveis.

A questão do esgotamento da água como recurso natural foi destacada pelo Joe Schoendorf que previu que esse problema será bem maior do que o aquecimento global, apesar de não ter conquistado ainda tanto espaço na mídia quanto este.

A tendência que pode se apresentar de forma mais acessível para empreendedores sem grandes recursos é o crescente mercado para tecnologias que promovam um envelhecimento mais saudável. A cada 11 segundos um baby boomer dos anos 40 faz 60 anos de idade. Essa geração representa um enorme mercado potencial para programas de exercícios mentais e educação online em vários assuntos diferentes. Um ebay (ou mercado livre, por aqui) para informações é outra possibilidade levantada.

Nenhuma dessas chega a me surpreender, você concorda? Todas já estão sendo bem discutidas e fazem bastante sentido. Importante é saber que elas estão na agenda de quem controla o capital. Para quem empreende por opção e sabe que o capital é um aliado de peso, é bom remar a favor da maré.


http://www.aprendendoempreendendo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário